quarta-feira, 23 de maio de 2007

Uma imagem vale mais que 10 mil palavras


Se liga!

Atenção! Atenção! Últimas oportunidades do ano!

Você gosta de viver perigosamente?Faz os testes sem sequer ter aberto o livro? Tenta se garantir apenas com o que viu na sala de aula? Ou não teve tempo mesmo pra estudar, e agora seja o Deus quiser?
Se você respondeu sim a mais de duas perguntas, parabéns, este é seu lugar : O campo da salvação. Criado e destinado a você, jovem ameba.
Aqui serão feitas algumas perguntas desafiadoras. Os pequenos gênios que responderem o maior número de questões corretas, terão direito a um (insignificante, porém valoroso) ponto à acrescentar em uma das avaliações que seu carrasco (ops, professor) escolher.
Não perca tempo, fique por cima da carne seca, vire o rei da cocada preta, deixe seus amigos morrendo de inveja, vire o queridinho da mamãe e do professor. Participe!

Estante

O diário de Anne Frank

“O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.”

Dedicatória da Empresa Confetti


A melhor das Piores!

Bem pessoal, resolvemos deixar este espaço para mostrar as maiores besteiras que foram ditas em sala de aula pelos alunos e também as que foram escritas em prova!

Como está sua ortografia ?

Que tal pensar ?

Mural de Recados


terça-feira, 22 de maio de 2007

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Curiosidades ortográficas

É sempre bom lembrar que o nosso sistema ortográfico é uma tentativa de unificação da forma escrita, que é a partir da fala. Devemos respeitar todas as falas regionais. Portanto, se você fala “cadeado”, ou “cadiado”, não tem diferença. O importante é que, na hora de escrever, todos saibam por memória visual que “cadeado” se escreve com “E”.

"Receosa" -- Muita gente se atrapalha com esse adjetivo porque vem de "receio", onde existe a vogal I. Em "receio", a sílaba tônica está em cima do E (ditongo); na palavra "receosa" há mudança da sílaba tônica, que vai para o "O" e o "I" desaparece (ex: passeio/ passeando, estréia/ estreou)

"Incompreensível" -- o M antes de C é impossível. M somente antes de P e B.

"milanesa" -- Vem de Milão; os adjetivos referentes à lugares são sempre com S e no feminino não tem acento (ex: japonesa, portuguesa).

"lasanha" --Palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z.

"acupuntura" -- Muita gente fala erradamente "acumpuntura"; "acus" em latim é "agulha".

"asterisco" -- "aster" no grego é a palavra "astro" em inglês, "star", "estrela"; "isco" é diminutivo; então "asterisco" é "estrelinha". Algumas pessoas falam erradamente "asterístico".

"prognóstico" -- Conhecido como palpite, tem origem no grego. O prefixo PRO, “antes”, corresponde a "pré" (daí vem a palavra "profilaxia", que é medicina preventiva); "gnosis" é
"saber" (daí vem a pessoa que não sabe ser um "ignorante"); "prognóstico", então, é saber antes, é uma previsão.

"desajuizado" --Vem da palavra "juiz", que já se escreve com Z, então "juíza", "ajuizar", "desajuizado", é tudo com Z. Mas o prefixo "des", de negação, é sempre com S.

"coordenação" -- Em algumas palavras com dois "o", às vezes a gente não pronuncia um deles quando fala (ex: álcool) e isso pode confundir na hora da escrita.

“alvorecer” -- Vem de alvo-branco, amanhecer, noite que se torna dia.

“cérebro” -- Todo palavra proparoxítona é acentuada. Em algumas regiões, as pessoas falam “célebro”, uma confusão com célebre, famoso.

“anteontem” --Muita gente fala “antiontem”, mas é importante saber que o “ante”, de “anteontem”, é o que vem antes, como antebraço e ante-sala. O “anti”, de “antigripal”, é de contra, assim como antivírus e antitetânica.

“estratosfera” -- Lembra extrato de tomate, extrato da conta bancária, são todos com o “X” que vem do verbo extrair. Estrato, com “S”, quer dizer camada. Por isso: estratosfera é uma das camadas da nossa atmosfera.

Uso do Trema

As regras de ortografia vêm desde 1943 e o trema ainda é um sinal obrigatório nas palavras com QÜE, QÜI, GÜE, GÜI (ex: cinqüenta, freqüência, conseqüência, tranqüilo, agüentar).
Devemos usá-lo na vogal "u" (pronunciada e átona), antecedida de Q ou G e seguida de E ou I:
Q G > Ü < que =" quente," e =" freqüente," qui =" quilo," i =" tranqüilo," gue =" guerra," e =" agüentar," gui =" guitarra," i =" lingüiça,">

Dicas sobre hífens

1. Com os prefixos ANTE, ANTI, ARQUI e SOBRE, devemos usar hífen se a palavra seguinte começar com "h", "r" ou "s". Exemplos:
ante-sala, ante-histórico; porém: anteontem, antepenúltimo;
anti-semita, anti-herói; porém: anticristo, antiinflacionário;
arqui-rabino, arqui-rival; porém: arquiinimigo, arquiduque;
sobre-saia, sobre-humano; porém: sobreloja, sobretaxa, sobrevôo.

2. Com os prefixos HIPER, INTER e SUPER, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por "h" ou "r". Exemplos:
hiper-humano, hiper-raivoso; porém: hipermercado, hipersensível;
inter-regional, inter-humano; porém: interplanetário, interestadual;
super-homem, super-requintado; porém: supermercado, superatleta.

3. Com o prefixo SUB, só haverá hífen se a palavra seguinte começar por "b" ou "r". Exemplos: Sub-bibliotecário, sub-ramo; porém: subsecretário, subeditoria.

Dica: O prefixo "auto" vem do grego "de si mesmo".
Usa-se o hífen se a palavra seguinte começar com H, R e S ou vogais. Por isso "autobiografia", se escreve junto. "Automóvel" também é, mas "auto-escola", por exemplo, não.

Com os prefixos AUTO, CONTRA, EXTRA, INFRA, INTRA, NEO, PROTO, PSEUDO, SEMI, SUPRA e ULTRA, devemos usar hífen se a palavra seguinte começar com "h", "r", "s" ou vogais. Exemplos:
auto-escola, auto-retrato; porém: autobiografia, autocontrole
contra-ataque, contra-reforma; porém: contracheque, contrafilé;
extra-oficial, extra-regulamentar; porém: extrajudicial, extracurricular;
infra-estrutura, infra-hepático; porém: infravermelho, infracitado;
intra-ocular, intra-uterino; porém: intramuscular, intravenoso;
proto-história, proto-revolucionário; porém: protofonia, protozoário;
pseudo-artista, pseudo-representação; porém: pseudopoeta, pseudocientista;
semi-selvagem, semi-interno; porém: semifinal, semideus, seminu;
supra-renal, supra-axilar; porém: supracitado, suprapartidário;
ultra-romântico, ultra-sensível; porém: ultramarino, ultrapassagem.
neo-republicano, neo-realismo; porém: neoliberal, neoclássico;

Os diferentes textos


Nem sempre falamos ou escrevemos da mesma forma. Há ocasiões que pedem mais formalidade e outras em que ficamos mais à vontade. A maneira como nos comunicamos varia conforme o momento e aquilo que queremos transmitir. É é por isso que existem vários tipos de texto.

“E agora, as últimas notícias”
O texto informativo precisa ser bem claro, deve ir direto ao assunto. É o encontrado nos jornais, nas revistas, nos livros didáticos, manuais de jogos eletrônicos. Também é o usado nos noticiários de rádio e televisão.
Quando você quiser dar uma notícia ou fazer um pedido a alguém, é melhor utilizar um texto do tipo informativo, bem simples e direto

“Do fundo do coração“
No texto emotivo, você transmite, além de fatos, as emoções que sente. É o mais utilizado em cartas entre amigos e nos diários nos quais algumas pessoas registram o seu dia-a-dia. Com ele, você conta suas alegrias, suas tristezas, suas esperanças. Nesse tipo de texto, aparecem mais sinais de pontuação, como pontos de exclamação e de interrogação, do que em outros tipos de texto.

“Compre, compre, compre”
O principal objetivo do texto de propaganda é convencer a pessoa à qual se dirige. É fácil encontrá-lo todos os dias, nos anúncios, nos cartazes de rua, nos folhetos, nos locais de compra da Internet. Você também usa esse tipo de texto: quando junta argumentos para convencer um colega a acompanhá-lo num passeio ou ajudá-lo num trabalho, por exemplo.

“Bom-dia, pessoal!”
Texto fático é o nome dado a palavras e expressões que procuram abrir uma comunicação com a pessoa à qual ele se destina. O “alô” que dizemos ao telefone, os cumprimentos, como “bom-dia”, as chamadas, como “oi, turma”, são exemplos desse tipo de texto. A sala de aula está cheia de exemplos desse tipo de comunicação.
Os apelos do professor, como “prestem atenção”, também são textos fáticos.

“O que isso quer dizer?”
O texto metalingüístico é o que trata da própria linguagem. Quando consultamos um dicionário ou uma gramática, encontramos esse tipo de texto. Ele também traz explicações sobre o significado das palavras, por isso você o usa de vez em quando.
Cada vez que diz ”isto é” e “ou seja”, começa um texto metalingüístico. Os trocadilhos são outro exemplo desse tipo de texto. Afinal, eles são uma brincadeira com a própria linguagem. Um exemplo: “Não confunda bife à milanesa com bife ali na mesa”.

“Nas asas do vento”
O texto poético é aqule que usa as palavras como uma forma de arte. Em histórias infantis, poemas e letras de música, as palavras são escolhidas e organizadas de maneira especial. O texto poético não se preocupa exclusivamete em dar informações a quem o ouve ou lê. Ele busca criar emoções, formar imagens novas, levar o leitor a novos mundos ou dimensões. Quem escreve, lê ou ouve um texto literário faz um trabalho no qual recria a realidade.

Causando boa impressão

Alguns cuidados podem melhorar os seus textos e torná-los mais interessantes para quem vai lê-los:
* Ponha as idéias em ordem antes de começar a escrever. Se não quiser fazer rascunho, prepare uma lista dos assuntos sobre os quais vai escrever
* Tenha perto de você o dicionário e outros livros que vai consultar.
* Cuidado com os adjetivos. Cada pessoa imagina de maneira diferente o que você chama de edifício grande. É melhor escrever o número de andares do edifício.
* Nunca deixe de fazer uma boa revisão antes de entregar o texto. Você vai descobrir e corrigir vários errinhos e deixar seu texto bem mais claro.

Surpresas da pontuação

Todos os dias estamos escrevendo ou lendo textos diferentes e nem sempre notamos a importância da pontuação. Mas os pontos, vírgulas ou as interrogações são fundamentais para a boa compreensão de uma história, de um simples bilhete ou de um convite de aniversário.

Os tipos de pontuação
. Ponto final: marca o fim de uma sentença.

, Vírgula: indica pausa breve.

... Reticências: deixa o final da sentença em suspenso.

; Ponto-e-vírgula: pausa e separação mais acentuada que a vírgula.

! Exclamação: exprime admiração, espanto.

: Dois pontos: anuncia que algo será dito:

“ “ Aspas: usadas em citações e palavras que por algum motivo devem ser realçadas.

? Interrogação: indica uma pergunta ou dúvida.

( ) Parênteses: interrompem a sentença para introduzir uma explicação ou dúvida referente a ela.


Armadilhas da pontuação

Carmelino tem o hábito de escrever um bilhete para sua família, indicando o presente que quer ganhar de aniversário. Neste ano, em especial, logo de manhã, bem na hora que estava escrevendo o bilhete, ouviu a buzina do ônibus escolar.
Na pressa, esqueceu a pontuação. Seu bilhete ficou assim:
“O que eu quero é uma bicicleta não um videogame de jeito nenhum gostaria de uma bola oficial”.
O pai de Carmelino foi o primeiro a ler o bilhete e disse para a mãe: “Eu não disse? De fato, ele quer uma bicicleta”.
A mãe, como tinha pensado em outro tipo de presente, ficou intrigada. Resolveu dar também uma olhada no bilhete e concluiu feliz: ‘’Você não entendeu, está claro que ele quer um videogame”.
Toda essa confusão aconteceu porque o texto estava sem sinais de pontuação. Cada pessoa que leu o bilhete colocou uma pontuação diferente.
Afinal, qual era o brinquedo escolhido por Carmelino? Vamos pontuar corretamente a frase, de acordo com o que ele imaginou:
“O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial”.

Em ação
Agora é com você:

Como o pai leu o bilhete para achar que Carmelino queria uma bicicleta?
R.:________________________________________________________

Qual deveria ser a pontuação para que a mãe de Carmelino tivesse a razão?
R.:________________________________________________________


Resposta
O que eu quero é uma bicicleta, não um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial
O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial.


OLHO VIVO
A história do atual sistema de pontuação começou na Antiguidade. No inicio, havia somente o ponto ( . ), que era utilizado em três alturas diferentes da linh. Cada posição indicava um tipo de pausa na respiração. Na base da letra, o ponto correspondia a uma pausa rápida. No meio, significava uma pausa média. No alto, uma pausa maior – isto é equivalia ao nosso ponto-final.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Pra descontrair !



“Pai nosso que estais no céu, diminuís nossas aulas, aumentais nossas notas, perdoais nossas colas. Assim como nós perdoamos a existência de nossos professores, mas não nos deixais cair em recuperação. Livrai-nos do exame. Amém."


O aluno não copia: compara resultados.
O aluno não fala: troca opinões.
O aluno não dorme: se concentra.
O aluno não se distrai: examina as moscas.
O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.
O aluno não diz besteiras: desabafa.
O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.
O aluno não lê revistas na sala: se informa.
O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.

As famosas últimas palavras...Quem disse estas frases não está aqui para contar história!
*Atira se for Homem!
*As chances disto acontecer são uma em um milhão...
*BUU! Te assustei, hein vovó?
*Calma gente, eu também sou Corintiano! Essa camiseta do Palmeiras não é minha...
*Tem certeza que não tem perigo?
*Não vai doer né doutor?
*Se eu sair vivo dessa, prometo nunca mais fazer isso novamente.
*É o fio vermelho! Eu tenho certeza, pode cortar!
*É uma cirurgia simples...
*Calma. Avião é muito mais seguro que automóvel!
*Estes cogumelos não são venenosos. Eu conheço!
*Eu vi o cara fazer isto na televisão!
*Já fiz antes! Faço de olho fechado!
*O que acontece se eu apertar este botão?
*Olhe mamãe! Com uma mão só!
*Papai vai consertar, mas você desligou a chave geral do jeito que eu falei, filhinho?
*Atravessa correndo que dá!
*Pula que eu te seguro...
*Que bichinho engraçado!...Tem um espinho no rabo...
*Que vela engraçada! O que significa TNT?
*Segura firme que você não cai!
*Essa coxinha é de hoje?
*Primeiro bate o pé assim, pra ver se tá firmeeeeeee...
*Ah, não se preocupe... O que não mata engorda!
*Acende a luz pra ver se é o gás que está vazando.
*Adoro essas ruas. São tão tranquilas...
*Nossa! Ainda morro disso!
*Pode mexer. É pitbull, mas é mansinho.
*Sai! Deixa com quem entende!

Ortografia

Emprego das letras

01. mau – adjetivo, antônimo de “bom”:
Ele é mau amigo.
Observação:

02. mal - adjetivo, antônimo de "bem":
Ele procede mal.

Observação:
Mal tambem pode ser conjunção temporal (=logo que):
Mal saimos, o chefe entrou na sala.

03Final OSO ou OSA sempre com S: Formoso,gostosa.

04. Final TRIZ sempre com Z: Atriz, matriz.

05. Verbo PÔR (e derivados) sempre com S: pus, pusera, pusesse, compôs.

06. Verbo QUERER sempre com S: Quis, quisera, quisesse.

07. Final em ISAR (radical da forma primitiva terminando em S + sufixo AR): analisar ( análise + ar), pesquisar ( pesquisa + ar).

08. Final em IZAR ( radical da forma primitiva terminando em Z + sufixo AR): cicatrizar ( cicatriz + ar), deslizar ( deslize + ar).

09. Final em IZAR (com sulfixo IZAR): canalizar (canal + izar), amenizar(ameno+izar).
Cuidado com:
CatequeSe # catequiZar
Batismo # batiZar
Síntese # sintetiZar
Hipnose # hipnotiZar

10. Substantivos terminados em ISA são escritos com S: profetisa, sacerdotisa.

11. Títulos nobiliárquicos terminados em Esa são escritos com S: baronesa, duquesa