segunda-feira, 14 de maio de 2007

Curiosidades ortográficas

É sempre bom lembrar que o nosso sistema ortográfico é uma tentativa de unificação da forma escrita, que é a partir da fala. Devemos respeitar todas as falas regionais. Portanto, se você fala “cadeado”, ou “cadiado”, não tem diferença. O importante é que, na hora de escrever, todos saibam por memória visual que “cadeado” se escreve com “E”.

"Receosa" -- Muita gente se atrapalha com esse adjetivo porque vem de "receio", onde existe a vogal I. Em "receio", a sílaba tônica está em cima do E (ditongo); na palavra "receosa" há mudança da sílaba tônica, que vai para o "O" e o "I" desaparece (ex: passeio/ passeando, estréia/ estreou)

"Incompreensível" -- o M antes de C é impossível. M somente antes de P e B.

"milanesa" -- Vem de Milão; os adjetivos referentes à lugares são sempre com S e no feminino não tem acento (ex: japonesa, portuguesa).

"lasanha" --Palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z.

"acupuntura" -- Muita gente fala erradamente "acumpuntura"; "acus" em latim é "agulha".

"asterisco" -- "aster" no grego é a palavra "astro" em inglês, "star", "estrela"; "isco" é diminutivo; então "asterisco" é "estrelinha". Algumas pessoas falam erradamente "asterístico".

"prognóstico" -- Conhecido como palpite, tem origem no grego. O prefixo PRO, “antes”, corresponde a "pré" (daí vem a palavra "profilaxia", que é medicina preventiva); "gnosis" é
"saber" (daí vem a pessoa que não sabe ser um "ignorante"); "prognóstico", então, é saber antes, é uma previsão.

"desajuizado" --Vem da palavra "juiz", que já se escreve com Z, então "juíza", "ajuizar", "desajuizado", é tudo com Z. Mas o prefixo "des", de negação, é sempre com S.

"coordenação" -- Em algumas palavras com dois "o", às vezes a gente não pronuncia um deles quando fala (ex: álcool) e isso pode confundir na hora da escrita.

“alvorecer” -- Vem de alvo-branco, amanhecer, noite que se torna dia.

“cérebro” -- Todo palavra proparoxítona é acentuada. Em algumas regiões, as pessoas falam “célebro”, uma confusão com célebre, famoso.

“anteontem” --Muita gente fala “antiontem”, mas é importante saber que o “ante”, de “anteontem”, é o que vem antes, como antebraço e ante-sala. O “anti”, de “antigripal”, é de contra, assim como antivírus e antitetânica.

“estratosfera” -- Lembra extrato de tomate, extrato da conta bancária, são todos com o “X” que vem do verbo extrair. Estrato, com “S”, quer dizer camada. Por isso: estratosfera é uma das camadas da nossa atmosfera.

2 comentários:

Anônimo disse...

me descupe queria postar um otimo comentário mas isto ai ñ me ajudou de nada

Unknown disse...

Legal